IESSCast aborda gestão e indicadores de mensuração de programas de saúde em empresas
As premissas que as empresas devem levar em consideração antes de implementar um programa de promoção à saúde e que seja de fato eficaz e atenda às necessidades reais de seus profissionais são apontadas pelo professor Alberto Ogata no novo episódio do IESSCast que acaba de ir ao ar.
O médico foi um dos organizadores do livro Saúde nas Empresas: a Promoção de uma Ideia Sustentável, cujos artigos e cases estão sendo amplamente debatidos nesta quarta temporada do podcast. Na conversa de hoje, ele detalha como pode ser aplicado um modelo lógico de programa de promoção de saúde no ambiente de trabalho e para quais perfis institucionais ele funcionaria.
Outro ponto abarcado neste novo episódio foi a correlação entre o que são os indicadores públicos e suas respectivas demandas de saúde das pessoas e o que é atualmente ofertado pelas empresas. O professor Ogata traz subsídios sobre como mensurar a eficácia de tais programas e ainda se é possível ‘tangibilizar’ bem-estar. Na conversa de hoje, o médico lembra ainda que esse tipo de iniciativa corporativa pode ser utilizada para identificar os gatilhos que levam a questões relacionadas à saúde mental, como o burnout.
Para conhecer mais sobre esse e os demais conteúdos da obra, que foi lançada pelo IESS no final do ano passado, é possível fazer o download da completa clicando aqui. Ele também pode ser baixado gratuitamente nos sites da Amazon, Google e Biblioteca Nacional. Já o IESSCast pode ser acessado nas principais plataformas de áudio e ainda aqui pelo canal do Youtube do IESS.
Clique aqui e ouça o 17º episódio.